Nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Estação Jardim Helena-Vila Mara, da Linha 12-Safira da CPTM, passa a contar com uma sala do Espaço Acolher, que oferece atendimento a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.
Com este novo local, a companhia disponibiliza salas de acolhimento em 31 estações das cinco linhas, sendo o 8º Espaço Acolher na Linha 12-Safira, por onde passam 221 mil passageiros por média dia útil – segundo dados referentes a fevereiro de 2023.
O Espaço Acolher foi criado para dar atendimento humanizado e acolhedor à vítima de importunação sexual longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda a sociedade.
Para dar privacidade no atendimento à mulher, o espaço fica em área administrativa, bem reservado, e com acesso restrito, para garantir que a vítima se sinta protegida após a ocorrência. Após o primeiro atendimento com todo apoio, a vítima é conduzida ao distrito policial, com acompanhamento de profissional da CPTM.
“A nossa proposta é preservar ao máximo a pessoa que passa por esse tipo de importunação e garantir que o infrator seja identificado, apreendido e conduzido à delegacia para registro da ocorrência”, explica Sharlene Guiducci, coordenadora de segurança.
Para que os infratores sejam identificados, é importante que as pessoas denunciem e possam testemunhar. “Esse crime somente será combatido se houver entendimento da gravidade, participação e apoio de toda a sociedade”, afirma Sharlene.
Espaço Acolher em números
Em 2022, houve registro de 113 ocorrências de importunação sexual na CPTM, sendo 73 atendidas pelo Espaço Acolher. Destas 101 houve identificação do infrator e encaminhamento ao DP e 37 foram detidos.
Entre janeiro e fevereiro de 2023, foram 14 ocorrências na CPTM, sendo 13 atendidas pelo Espaço Acolher, com 11 identificados e encaminhados ao DP e quatro ficaram detidos.
A CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:
• Linha 7-Rubi: Água Branca, Várzea Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, Vila Aurora e Pirituba;
• Linha 10-Turquesa – Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí;
• Linha 11-Coral – Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio e Dom Bosco;
• Linha 12-Safira – Comendador Ermelino, Jardim Helena-Vila Mara, Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e São Miguel Paulista;
• Linha 13-Jade – Aeroporto-Guarulhos.
E nas estações de integração:
Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Tatuapé e Corinthians-Itaquera (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi).
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.