Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 16/06/2021 18:55:01

 

CPTM realiza obras para reduzir tempo de viagem dos passageiros das Linhas 12-Safira e 13-Jade

 Mudanças no percurso na Linha 12 e Expresso Aeroporto tiveram início em 19/06 e vão durar quatro fins de semana; neste período, somente aos domingos, haverá sistema Paese para atender os passageiros

As obras para que os trens circulem com maior velocidade nas proximidades da Estação Eng. Goulart, que atende as linhas 12-Safira e 13-Jade, acontecem neste domingo (27/06) e os passageiros devem continuar atentos a mudanças na operação durante os próximos fins de semana. 

Atualmente, os trens que seguem pela Linha 12-Safira e pela Linha 13-Jade precisam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntam. Com a troca de três Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) será possível realizar o trajeto com uma velocidade de cerca de 50 km por hora, sem abrir mão da segurança dos passageiros. 

Por conta da implantação dos novos AMVs, o que requer um cuidadoso trabalho das áreas de Engenharia e Operação da CPTM, quatro finais de semanas (começando pelo dia 19/06) foram programados para a execução das obras, para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos equipamentos. As alterações na circulação e as estratégias operacionais foram pensadas visando minimizar os impactos para a população. 

Neste sábado (26/06), diferente do que ocorreu no dia 19, a circulação não terá alteração. 

Sistema Paese aos domingos
Já no domingo (27/06), a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade. 

Suspensão do Expresso Aeroporto
Além disso, o Expresso Aeroporto, que liga as Estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, será suspenso durante todo o período das obras, entre 19 de junho e 11 de julho, inclusive durante a semana. A alternativa aos passageiros é a própria Linha 13-Jade, com início da Estação Eng. Goulart. 

“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM. 

Cerca de 80 pessoas, entre colaboradores da CPTM e de empresas contratadas, irão atuar na troca dos AMVs. 

“A troca de três AMVs de uma só vez é uma operação complexa, mas a companhia tem o conhecimento e as competências necessárias para isso”, explica Marcelo Machado, Diretor de Engenharia e Obras da companhia. 

“Apesar dos transtornos pontuais, o passageiro da CPTM será o maior beneficiado no longo prazo. Para os dias de obras, prestaremos toda a assistência a quem utiliza a Linha 12-Safira e a Linha 13-Jade. Os passageiros serão informados com antecedência, assim como as alternativas disponíveis”, completa Luiz Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM. 

Pontos dos ônibus do sistema Paese
Na Estação Tatuapé, o embarque e o desembarque nos ônibus do Sistema Paese acontecem na Rua Catiguá, ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé. 

Nas demais estações os locais de embarque e desembarque são:
• Estação Eng. Goulart: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 3.500. Esta estação funcionará apenas para atender a Linha 13-Jade. 

• Estação USP Leste: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 6.081. Vale lembrar que esta estação estará fechada no período, sem circulação de trens. 

• Estação Comendador Ermelino: Avenida Assis Ribeiro, altura do número 8.454. 

O trajeto de ônibus entre a Estação Comendador Ermelino e Tatuapé é de cerca de 30 minutos. Será possível embarcar e desembarcar nas Estações Eng. Goulart e USP Leste. 

Ao chegar nas estações Tatuapé ou Comendador Ermelino, o passageiro receberá um bilhete que deverá ser guardado consigo e apresentado na estação de destino. Já nas Estações USP Leste e Eng. Goulart o bilhete para a utilização do Paese será fornecido após o pagamento da tarifa. 

Para ajudar no planejamento da viagem, os passageiros serão orientados nos trens e estações sobre a alteração na circulação, assim como nas redes oficiais da companhia. Nos dias de interrupção da circulação entre as duas estações, além dos avisos sonoros os colaboradores da CPTM identificados estarão de prontidão para orientar a todos que precisem de ajuda. 

Para esclarecer dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento 0800 055 0121 e acompanhar informações pelas redes sociais da companhia.
Tags