Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 12/04/2024 11:29:10

 

Estações da CPTM recebem ação em referência ao Abril Azul no sábado (13) e quarta-feira (17) 

 A prestação de serviço será realizada em parceria com o Instituto PROZ Educação e com a Escola Técnica Sequencial

Quem passar pelas estações Jardim Helena-Vila Mara, Dom Bosco, Corinthians-Itaquera, Guaianases, Mauá, Luz, Estudantes e Guarulhos-Cecap, neste sábado (13/04), terá a oportunidade de participar de uma ação de saúde em referência ao Abril Azul. Na quarta-feira (17/04), os atendimentos acontecerão nas estações Jardim Helena-Vila Mara, Dom Bosco, Guaianases, Mauá, Luz, Estudantes e Guarulhos-Cecap. Em parceria com o Instituto PROZ Educação, a prestação de serviços acontece em dois horários, de 09h às 12h, 13h às 16h nos dois dias.   

 

A equipe da Escola Técnica Sequencial também atenderá as pessoas que passarem pela Estação Guarulhos-Cecap na quarta-feira (17), das 9h às 16h. 

 

Os atendimentos serão realizados por alunos do curso da área de saúde, que farão aferição de pressão arterial (sem limite de atendimento) e teste de glicose capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação). Também haverá atendimento para orientação e esclarecimento de dúvidas referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).   

 

Abril Azul 

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.  

 

O símbolo do autismo é o quebra-cabeças, que manifesta a diversidade e complexidade dessa condição genética.  

 

Ações de Cidadania  

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.  

 

Sobre a CPTM 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.  

  

 

Serviço 

Ação de saúde Abril Azul 

 

Data: Sábado, 13 de abril de 2024 

Horários: 9h às 12h, 13h às 16h   

Locais:  

Estações Dom Bosco, Corinthians-Itaquera, Guaianases e Estudantes (Linha 11-Coral)  

Estação Mauá (Linha 10-Turquesa)  

Estação Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade)  

Estação da Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) 

Estação Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12-Safira) 

 

 

Data: Quarta-feira, 17 de abril de 2024 

Horários: 9h às 12h, 13h às 16h   

Locais:  

Estações Dom Bosco, Guaianases e Estudantes (Linha 11-Coral)  

Estação Mauá (Linha 10-Turquesa)  

Estação Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade)  

Estação da Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) 

Estação Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12-Safira)


Tags