Voltar para Notícias Eventos | 31/08/2023 18:13:02

STM e CPTM iniciam operação do Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda

Primeiras viagens acontecem em 01/09; nova plataforma de embarque na Luz também começa a funcionar

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram, nesta quinta-feira (31/08), aos seus passageiros a extensão do Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda, criando novas e importantes possibilidades de conexão para quem utiliza o Aeroporto de Guarulhos e para a população da segunda maior cidade do Estado.

O início da operação do Expresso Aeroporto na sexta-feira (01/09), será no novo ponto de partida, com os trens fazendo paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap. Na volta, a Estação Brás também é contemplada.

"A extensão do Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda facilitará o embarque de passageiros vindos de outras linhas, agilizando e otimizando a viagem. A ampliação da Plataforma 5 na Estação Luz trará maior comodidade na hora do embarque e desembarque. Alinhadas com o compromisso da STM, as melhorias feitas pela CPTM foram feitas pensando em facilitar o trajeto do passageiro", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos.

Até a chegada do serviço, a Estação Palmeiras-Barra Funda atendia as linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da Via Mobilidade e a 3-Vermelha do Metrô. Ao lado da estação, há terminais Urbano e Rodoviário. O embarque e desembarque dos passageiros acontece na plataforma 10 da Estação Palmeiras-Barra Funda. O serviço com destino à Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade, também fará conexão na Estação da Luz, por onde passam também o Serviço 710, o Expresso Turístico e a Linha 11-Coral da CPTM, além das 1-Azul e 4-Amarela de metrô.

Com investimento de R$ 158 milhões, o contrato para execução das obras contemplou a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia.

As obras para levar o Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitaram também a ampliação da Linha 11-Coral até esta estação, que está prevista para acontecer em 2024, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste.

Com isso, os passageiros que precisam se locomover entre as zonas Oeste e Leste da Capital Paulista terão mais duas opções de mobilidade. As novas paradas das linhas de trens ampliam as alternativas de transferências no sistema de trilhos e tornam mais rápidas as viagens na rede de transporte público metropolitano.

Para promover a ampliação da prestação de serviço aos passageiros, a companhia realizou um intenso trabalho no trecho da Linha 13-Jade para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. “Foram feitos todos os testes para garantir a chegada dos trens até o novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Já no trecho da Linha 11-Coral, a mais movimentada de toda a CPTM, está em andamento execução de serviços na rede aérea, via permanente e sinalização, além da construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás.

Plataforma 5
Dentre a programação de melhorias, a companhia executou e finalizou as obras para a ampliação da Plataforma 5 da Estação da Luz, para atender o embarque e desembarque do Expresso Aeroporto.

Com investimento de R$ 9 milhões, as obras consistiram em adequar o local para permitir que a plataforma atenda todos os carros da composição, facilitando os deslocamentos dos passageiros, que antes precisavam se deslocar por dentro do veículo. Além disso, serão construídos novos banheiros públicos e acessíveis, salas operacionais e uma ampla área de novos negócios.  Os serviços também contemplam o restauro dos muros e cantaria, assim como das esquadrias de madeira.

Aeromovel
O Expresso Aeroporto da CPTM irá beneficiar uma grande parcela de pessoas do município de Guarulhos e que trabalham na cidade, além de quem viaja ou trabalha no Aeroporto de Guarulhos. Mas além disso, em 2024 quem utiliza o Expresso Aeroporto terá um novo benefício, também a partir da Estação Aeroporto-Guarulhos: o Aeromovel.

Os trens sairão da estação da CPTM e, gratuitamente, levarão passageiros e funcionários do aeroporto aos três terminais, substituindo o uso dos ônibus que realizam o trajeto, também de forma gratuita, com intervalos de 15 minutos.

O Aeromovel, que está sendo construído pela concessionária GRU Airport, iniciará suas operações em 2024.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Sobre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente do transporte de 8,3 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9- Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.