A partir de segunda-feira (12/05), a Estação Utinga, da Linha 10-Turquesa, passará por obras para a implantação de um novo acesso para os passageiros, com a readequação da atual passarela de concreto e a construção de uma nova passarela metálica. O projeto tem a finalidade de melhorar a acessibilidade no trajeto entre a estação e o terminal urbano de ônibus, que hoje é feito sobre as vias férreas da operadora MRS.
Com investimento de R$ 4,5 milhões, a obra integra o contrato de revitalização e readequação de acessibilidade da Estação Utinga, entregue em 2022. "Os novos equipamentos terão total adequação às normas de acessibilidade, contendo guarda-corpos, corrimãos, piso tátil e direcional, rampas de interligação e iluminação", explica Ivan Finimundi, assessor técnico da área de Engenharia de Obras.
Durante o período de duração do serviço, previsto para ser concluído até o fim de julho deste ano, o acesso à estação feito pelo viaduto Juvenal Fontanella/Rua Sumaré estará interditado. Os passageiros poderão utilizar outros dois acessos: terminal de ônibus (Avenida do Estado) e Avenida da Paz (sentido Avenida Goiás). "A mobilidade do passageiro não será afetada porque ambos os acessos em funcionamento garantem os deslocamentos com segurança e conforto", explica Joanito Jerônimo Ferreira, gerente de Estações e Serviços.
A circulação de trens ocorre normalmente durante as obras e os passageiros serão informados por avisos sonoros e comunicação visual no local da obra. Os funcionários da estação estarão à disposição para auxiliar os passageiros durante toda a movimentação.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.