Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 03/12/2021 15:51:28

 

​Projeto de jardins de chuva da CPTM conquista segundo lugar em prêmio Melhores Práticas 2021 da UITP Latin America

 Com baixo custo de implantação, jardins drenam a água do solo, aliviando os sistemas de escoamento dos municípios

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) conquistou a segunda colocação no prêmio Melhores Práticas 2021, promovido pela Union Internationale des Transports Publics (UITP Latin America). A premiação aconteceu na categoria “Valores Institucionais” com o projeto “Paisagismo como infraestrutura de drenagens nas estações ferroviárias”.

O projeto consiste na implantação dos chamados “jardins de chuva” em estações da CPTM, como explica Marcela Alonso, Chefe do Departamento de Projetos de Edificações da Companhia. 

“Esses jardins são construídos para funcionar como uma espécie de esponja, que recebem a água do piso no seu entorno, auxiliando na drenagem superficial. Isso ajuda o sistema urbano de drenagem, levando essa água, mais limpa, para o lençol freático”, explica.

Além do benefício para os municípios onde estão as estações, os jardins de chuva têm baixo justo de implantação. A CPTM elaborou diretrizes e um projeto padrão para canteiros pluviais que podem ser inseridos em pequenos espaços. “Resumidamente, abrimos os buracos, inserimos brita, manta geotextil, terra preparada e as plantas, que são de espécies nativas. É algo simples que pode trazer muitos benefícios não apenas para os nossos passageiros, mas para a população em geral”, diz Marcela.

Isso porque, ao invés da água da chuva escoar pelas galerias pluviais levando consigo a sujeira das ruas e podendo provocar alagamentos, com os jardins ela é filtrada naturalmente e chega diretamente ao lençol freático, sem sobrecarregar o sistema de drenagem das cidades.

Atualmente, os jardins de chuva da CPTM estão localizados nas estações Jaraguá e Caieiras (Linha 7-Rubi), Morumbi (Linha 9-Esmeralda) e Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa), além de um prédio na Estação Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Além disso, estão sendo implantados jardins de chuva nas estações Prefeito Saladino, Capuava, São Caetano e Utinga, todas na Linha 10-Turquesa. 

A Estação Eng. Manoel Feio, na Linha 12-Safira, realizou em novembro licitação para obras, o que inclui o jardim. Os pátios de Mauá, na Linha 10-Turquesa, e Guaianases, na Linha 11-Coral, também contarão com a premiada e simples ideia.

“E queremos difundir esse projeto para o maior número possível de edificações (ou estações e pátios) da CPTM”, finaliza a chefe do departamento.


Tags