Sua viagem

​​​​​

Trem Expresso Mogi das Cruzes

Localizada a 48 Km da capital paulista, Mogi das Cruzes compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê. A cidade, com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas serras do Mar e do Itapeti.

Integrante do Cinturão Verde de São Paulo, atualmente Mogi é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade na primeira metade do século 20. Além do Circuito das Flores, a cidade oferece inúmeras atrações turísticas, com roteiros rurais, culturais e ecoculturais. 


A viagem

O trajeto, que dura cerca de 1h30, é realizado aos finais de semana, com partida da Estação da Luz.

Ao deixar a capital paulista, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.

Atualmente esse trecho integra a Linha 12-Safira da CPTM, que conecta o Brás à Estação Calmon Viana. O trecho é conhecido como “variante” à atual Linha 11-Coral/Expresso Leste, que foi aberta ao tráfego em 1934. Nesse caminho restaram duas estações com prédios da década de 1920, Calmon Viana e Aracaré.

Durante o século 20, passaram por essa linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso que o Brasil já viu, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Entre eles estavam o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e, mais recentemente, o “Trem de Prata”, que operou até 1998.​


DICAS de Turismo


Os roteiros são opcionais, não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente às agências de turismo. Alguns roteiros tradicionalmente oferecidos:

  • Roteir​o Rural (Circuito das frutas):
    Orquidários e produtores de flores

  • Roteiro Ecológico:
    Parque das Neblinas​

  • Roteiro Cultural:
    Patrimônio histórico

  • Roteiro Eco Cultural:
    Parque Centenário e Museu Igreja do Carmo

Caso prefira fazer seu próprio roteiro, desfrutando as atrações da cidade, a CPTM indica o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que possui dicas de turismo.

Rio Itatinga

Rio Itatinga

Parque Centenário

Parque Centenário

Museu Guiomar

Museu Guiomar

​​​​​