Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 11/01/2024 18:47:52

 

​NOTA À IMPRENSA - PAESE entre Brás e Tatuapé para obras na Linhas 12-Safira

 Devido à baixa demanda, a partir do dia 15 de janeiro a CPTM irá suspender os ônibus da Operação PAESE que está realizando o trajeto entre as Estações Brás e Tatuapé.

Esta era uma das três opções para o passageiro que utiliza a Linha 12-Safira – o trecho está interditado para obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).

 

Desta forma, o passageiro tem como opção a Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha do Metrô, que também passam pelas duas estações. Atualmente, os ônibus do PAESE estão disponíveis aos passageiros apenas nos dias úteis e os horários de atendimento são das 6h às 9h e 16h às 20h, para reforço nos períodos de pico da manhã e tarde.

 

Desde 26/12/23, quando começou a interdição, apenas 190 pessoas utilizaram o serviço de ônibus, sendo 128 em dezembro de 2023. Ou seja, apenas 62 passageiros de dentro do sistema ferroviário optaram por ônibus nos primeiros oito dias 2024.

 

Os novos AMVs formarão dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens nesta linha. Além da instalação do equipamento, obras na rede aérea e outros sistemas de circulação também são necessárias, o que explica a necessidade da paralisação total da circulação no trecho.

 

A Linha 11-Coral da CPTM, que teve seus horários de pico estendidos, junto com a Linha 3-Vermelha do Metrô, está com a transferência na Estação Tatuapé liberada de forma gratuita durante todo o período de interdição, são alternativas mais rápidas aos passageiros para seguir viagem, visto que ambas atendem as duas estações, Brás e Tatuapé.

 

A CPTM continuará atenta aos resultados da interdição no fluxo de passageiros nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, e poderá adotar novas estratégias sempre visando minimizar o impacto no trajeto.


Tags