Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 08/02/2024 12:08:16

 

Linha 12-Safira da CPTM volta a operar normalmente após entrega de obras

 Liberação do trecho e entrega da obra acontece 11 dias antes do previsto

A Linha 12-Safira da CPTM, uma das mais importantes vias de acesso da zona leste de São Paulo e região do Alto Tietê ao centro da capital paulista, volta a com a circulação normal a partir desta quarta-feira (14/02), após conclusão das obras para instalação de Aparelhos de Mudança de Via em X. Os testes para liberação entre as Estações Brás e Tatuapé começaram na quinta-feira (08/02), com as composições circulando sem passageiros, e a operação assistida no sábado (10/02), com a circulação sendo realizada com passageiros.

 

A interdição aconteceu em 26 de dezembro para realização das obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás, permitindo maior fluidez na circulação dos trens. "As equipes de manutenção e operação da CPTM trabalharam ininterruptamente para que as obras finalizassem o mais rápido possível, assim conseguimos entregar a operação normalizada com todas as melhorias 11 dias antes do previsto", afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro. 

 

Além da instalação do AMV, obras na rede aérea e em sistemas de sinalização foram necessárias. Todos os equipamentos foram fabricados com exclusividade para a CPTM, atendendo todos os requisitos necessários para promover as melhorias esperadas aos passageiros.

 

A Linha 12-Safira possui 13 estações que atravessam a zona leste de São Paulo e municípios do Alto Tietê, ligando as estações Brás, no centro da capital paulista, e Calmon Viana, no município de Poá. Em 2023 a linha transportou, em média, 263 mil pessoas por dia útil, pelos seus 39 quilômetros de extensão.

 

Sobre a CPTM

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil quilômetros, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 quilômetros de extensão, dos quais 95 quilômetros estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57 da empresa. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags