Sua viagem

​​

Trem Expresso Paranapiacaba

Esse é o mais novo trajeto do Expresso Turístico. Localizada no município de Santo André (SP), Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade e foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX. Lá, os passageiros poderão conhecer diversas atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.​


A viagem

O trajeto é realizado aos finais de semana. O passageiro tem a opção de embarcar na Estação da Luz ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM). 

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada. O percurso de 48 Km leva 1h30 e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa, proporcionando ao turista uma viagem no tempo. Entre os destaques estão as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas recentemente pelo patrimônio histórico de São Paulo. Elas foram construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) ― primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.

Além disso, é possível encontrar em operação em Paranapiacaba a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Anualmente, no mês de julho, a vila também é palco do tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, que reúne estrelas da MPB, rock, música clássica e atrações internacionais.

Imagem do mapa do trajeto da Estação da Luz atá a estação Paranabiacaba

Opções de Turismo

Os roteiros são opcionais, não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente às agências de turismo. Alguns roteiros tradicionalmente oferecidos:​

  • Circuito Cultural:
    Vila Inglesa

  • Circuito Cultural:
    Nos Trilhos da SPR

  • Circuito Histórico/Ambiental:
    Expresso Paranapiacaba

  • Circuito Ecológico:
    Nascentes do Rio Grande

  • Circuito Ecológico:
    Nas Trilhas da Serra do Mar

Caso o turista prefira fazer seu próprio roteiro, desfrutando as atrações da cidade, indicamos que visite o site da Prefeitura de Santo André, que possui dicas de turismo.

Imagem do Relógio da Estação de Paranapiacaba

Relógio Estação Paranapiacaba

Imagem da Estação Paranapiacaba

Estação Paranapiacaba

Imagem do museu Castelinho em Paranapiacaba

Museu Castelinho

Imagem das antigas oficinas em Paranapiacaba

Antigas oficinas Paranapiacaba

​​​​