Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 01/04/2024 09:54:24

 

​Estação Tatuapé da CPTM recebe em 02/04 ações sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 Serão realizadas atividades lúdicas e apresentação de piano no local

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Estação Tatuapé da CPTM irá receber duas ações em 02/04, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

 

Entre 11h e 12h, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Santo André realizará atividades lúdicas com um grupo de cinco pessoas na estação, com um circuito onde serão realizadas atividades físicas. 

 

Já entre 12h e 13h, a CPTM receberá uma apresentação da jovem pianista autista Alessandra Kelly, que tocará grandes clássicos no piano digital. Ela faz parte do Grupão Especial Cia. de Arte e Teatro, coletivo artístico formado por 15 PCDs. Apesar de ser independente, o grupo tem o apoio da Secretaria de Educação de Campo Limpo Paulista e da Apae do município.

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 02 de abril e foi criado em 2007 pela ONU – Organização das Nações Unidas. O símbolo do autismo é o quebra-cabeças, que simboliza a diversidade e complexidade das pessoas que possuem o espectro.

 

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

 

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

 

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

 

Serviço

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Local: Estação Tatuapé – Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM

Data: 02/04/2024 – terça-feira

Horário: Das 12h às 14h

 


Tags