A CPTM entregou 418 peças customizadas ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP), nesta sexta-feira (04/07). As roupas, confeccionadas por colaboradores do projeto Linha da Moda, serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o inverno.
Entre os itens confeccionados estão 230 calças, 145 jaquetas, oito casacos, 32 mantas e três mini tapetes. As peças foram criadas a partir da reutilização de uniformes antigos de diversas áreas da CPTM e confeccionadas pelas costureiras voluntárias, promovendo benefícios ambientais e sociais para a companhia e para a sociedade.
Além de reduzir o impacto ambiental, a iniciativa leva acolhimento a quem mais precisa, especialmente durante o período de frio.
"Essa é uma ação que une responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente. E mostra que é possível promover grandes transformações com atitudes simples e colaborativas. A partir de uniformes antigos, conseguimos criar peças que fazem diferença na vida de quem mais precisa", destaca o presidente da CPTM, Michael Cerqueira.
Linha da Moda
O Projeto Linha da Moda é uma iniciativa inovadora da CPTM, que une os pilares da sustentabilidade, da inclusão social e da educação ambiental. O projeto nasceu da ideia de reaproveitar uniformes antigos, que antes seriam descartados, transformando-os em novas peças de roupas e acessórios úteis. Essa transformação, além de reduzir o impacto ambiental, gera emprego, renda e autonomia em comunidades próximas às estações ferroviárias.
Desde o lançamento, em 2023, até abril de 2025, os resultados sociais e ambientais são impactantes: 8.561 peças de uniformes – incluindo calças, camisas e parkas reutilizadas, 13.513,8 kg de peças não descartadas, 3 mil peças doadas, capacitação de 46 mulheres, 750 mochilas doadas, 350 estojos escolares doados, 192,14 toneladas de não emissão de CO2, 101,08 m³ poupados em aterro, 140.482,68 m³ de economia de água.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.