Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 01/07/2022 09:14:40

 

CPTM entrega obras de revitalização da Estação Palmeiras-Barra Funda

 Com investimento da ordem de R$ 17 milhões, a obra vai oferecer mais conforto e segurança aos passageiros da estação

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram em 29/06 as obras de revitalização da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM e faz conexão com a linha 8-Diamante de trens metropolitanos e linha 3-Vermelha do Metrô. Com investimento de R$ 17 milhões, as obras contemplaram a substituição de piso das plataformas, mezanino, áreas de circulação da estação e operacionais, além da parte da iluminação e comunicação visual do local para melhoria do fluxo, segurança e conforto do passageiro. 

"O investimento destinado à revitalização das estações é compromisso do Governo do Estado com a melhoria da mobilidade urbana em benefício da população que se desloca diariamente pela capital e região metropolitana”, afirma Marco Assalve, Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado.

As obras foram executadas durante o período de um ano em duas grandes frentes, sendo a primeira com foco na substituição do piso e a segunda, na iluminação. As obras tiveram como objetivo reduzir o impacto e proporcionar, ainda mais, conforto e segurança aos passageiros da companhia.

Para garantir melhor fluidez no trajeto dos passageiros, houve a troca completa do piso das plataformas 5 e 6 e do mezanino do local. Já com relação à iluminação da estação, foram priorizadas a mudança das lâmpadas fluorescentes para as de Led e o reforço da iluminação em locais estratégicos, como perto das escadas rolantes e fixas. “Desta forma, frisamos o compromisso com a segurança dos nossos passageiros”, diz Pedro Moro, presidente da CPTM. 

Além disso, toda a comunicação visual foi revitalizada para melhorar o deslocamento do passageiro na estação e garantir maior conforto.

As obras terão continuidade com itens de acessibilidade com a inserção de novos elevadores, preparação para receber a Linha 13-Jade. 

Sobre a CPTM
A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.


Tags