Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 17/07/2025 16:58:40

 

​CPTM realiza passeio cultural para as principais escolas de samba de São Paulo no Expresso Turístico na quarta-feira (16)

 A ação celebrou as raízes culturais da cidade e a importância da música na história de São Paulo. Estiveram presentes cerca de 300 convidados

A CPTM realizou, nesta quarta-feira, dia 16 de julho, uma ação especial e beneficente em homenagem ao samba e às raízes culturais de São Paulo. Sambistas da velha guarda e suas famílias participaram de um passeio cultural a bordo do Expresso Turístico da companhia, que partiu da Estação da Luz com destino à Vila de Paranapiacaba.

 

A iniciativa celebrou a profunda ligação entre os trens e o samba, dois símbolos que desde o século XIX seguem no mesmo compasso na vida dos paulistanos. Para muitos, os trilhos que cruzam a cidade não são somente caminhos de ferro, mas rotas de sonhos, encontros e cultura. O nascimento do carnaval paulista tem profunda ligação com os trilhos.

 

O ritmo paulista nasceu no final do século XIX, que deu origem à nossa maior festa popular. Os primeiros registros oficiais são na antiga estação Palmeiras-Barra Funda, no Largo da Banana, entre os intervalos de carga e descarga dos trens, aconteciam as rodas de samba. O local ganhou placa e estátua da Prefeitura como Berço do Samba Paulista, onde hoje está o Viaduto Pacaembu.

 

"Quem nunca ouviu o clássico Trem das Onze, de Adoniran Barbosa? A música fala da pressa, do compromisso, do amor e da vida simples do povo que depende do trem. Com essa ação, a CPTM retribuiu um pouco dessa história, oferecendo um momento de lazer e valorização cultural aos sambistas que tanto representam São Paulo", destacou o presidente da CPTM, Michael Cerqueira.

 

Além do passeio de trem, os participantes puderam conhecer a vila de Paranapiacaba, famosa por seu patrimônio ferroviário, arquitetura inglesa e atmosfera histórica, onde os trilhos, a neblina e o clima serrano criam um cenário único. A programação do passeio ficou por conta da Prefeitura de Santo André, atual administradora do local.

 

A ação fez parte do compromisso da CPTM em não somente transportar milhões de pessoas todos os dias, mas também em conectar trajetórias, valorizar a cultura e promover iniciativas sociais que fazem a diferença na vida da população.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags