Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 25/07/2025 09:27:42

 

​CPTM terá alteração na circulação neste fim de semana de 26 e 27 de julho

 Entre as interdições, na Linha 11-Coral, durante toda operação comercial, não haverá circulação de trens entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos, com acionamento do sistema Paese para atender o trecho

 Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas ao longo do sábado (26/07) e durante toda a operação no domingo (27/07), para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.

 

Sábado (26)

Entre 23h e meia-noite, os trens do serviço 710 que seguem no sentido Estação Rio Grande da Serra não prestam serviço na Estação Piqueri. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a Lapa e retornar.  Já para quem quer embarcar com destino a Rio Grande da Serra, deve fazer a viagem até a Estação Pirituba, desembarcar e embarcar no sentido oposto. Além disso, neste mesmo horário, os trens circulam pela plataforma 1 na Estação Lapa. As intervenções são necessárias para carga e descarga de materiais de via permanente, além de substituição de cabo mensageiro e transposição de acessórios na rede aérea de energia.

 

Na Linha 11-Coral, entre 11h e meia-noite, haverá operação assistida com intervalos diferentes das 11h às 19h, das 19h às 23h e das 23h à meia-noite. Entre 21h e meia-noite, os trens vão circular pela plataforma 1 nas estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. As obras são necessárias para reconstrução de via, execução de alívio de tensão, soldas, limpeza de faixa, descarga de brita e correção geométrica nos trilhos.

 

 Na Linha 12-Safira, entre 23h e meia-noite, o embarque e o desembarque serão feitos pela plataforma 1 nas estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. As mudanças vão ocorrer para serviços na rede aérea de energia.

 

Domingo (27)

Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial, o trecho entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos estará interrompido. A estratégia está sendo adotada para reconstrução de via, soldas, limpeza de faixa e descarga de brita, além de serviços na rede aérea de energia.

 

O sistema Paese estará em operação para atender os passageiros no trecho interditado. Haverá distribuição de senhas para embarque nas estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos nestas três estações sem custos adicionais.

 

Na estação Guaianases, o ponto de embarque nos coletivos acontece na Rua Salvador Gianetti, s/n (Terminal Sul); em Ferraz de Vasconcelos, o ponto de parada (sentido Antonio Gianetti Neto e Guaianases) fica na Rua Vereador Diomar Novaes, S/N. Já na Estação Antonio Gianetti Neto, o embarque acontece na Avenida Governador Jânio Quadros, 1200.

 

Já no serviço 710, das 4h às 6h, os trens que seguem no sentido Estação Rio Grande da Serra não prestam serviço na Estação Piqueri. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até Lapa e retornar.  Já para quem quer embarcar com destino a Rio Grande da Serra, deve fazer a viagem até a Estação Pirituba, desembarcar e embarcar no sentido oposto.

 

Entre 8h e 18h, os trens do serviço 710 que seguem no sentido Estação Jundiaí não prestam serviço na Estação Piqueri. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até Pirituba e retornar.  Já para quem quer embarcar com destino a Jundiaí, deve fazer a viagem até a Estação Lapa, desembarcar e embarcar no sentido oposto.

 

Além disso, os trens circulam pela plataforma 1 na Estação Lapa, entre 4 e 6h. Durante toda a operação comercial de domingo, as composições utilizam a plataforma 1 na Estação Capuava e a plataforma central 3 na Estação Mauá.

 

Outra mudança será no serviço Expresso Aeroporto, que neste domingo, das 5h às 18h, excepcionalmente, os trens chegam e partem da Estação da Luz.  

 

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags