Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 24/02/2023 16:25:10

 

​Cinco estações da CPTM recebem ação em referência à Campanha Fevereiro Roxo para conscientização sobre o Alzheimer

 Neste sábado (25/02), das 8h às 16h, iniciativa para promoção da saúde faz exames rápidos e orientações sobre a Doença de Alzheimer (DA)

As estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco e Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade) vão receber no próximo sábado (25/02) ações de saúde em alusão à Campanha Fevereiro Roxo, que trata de conscientização e esclarecimentos da Doença de Alzheimer (DA), um transtorno neurodegenerativo progressivo. 

Entre 8h e 16h, uma equipe de estudantes da instituição de ensino PROZ Educação estará à disposição do passageiros para realizar aferição de pressão arterial, sem limite de atendimentos, e testes de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas, estes limitados a 100 medições por estação. 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e prestar esclarecimentos à população sobre a Doença de Alzheimer, que causa deterioração cognitiva e de memória, comprometendo de forma progressiva as atividades diárias.

Sobre a Doença de Alzheimer
O Ministério da Saúde informa em seu site que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, em tempo oportuno, são fundamentais para possibilitar o alívio dos sintomas e a estabilização ou retardo da progressão da doença. Além disso, informa que a Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, porém destaca que hábitos e estilo de vida saudáveis podem retardar ou, até mesmo, inibir a manifestação da doença. 

Entre as recomendações de prevenção, estão a leitura e estudos frequentes, manter a mente sempre ativa e praticar de atividades físicas regulares.

Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte de passageiros ferroviários, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

Serviço
Locais:
Estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco e Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade)
Data: 25/02
Horários: das 08h às 16h


Tags