Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 10/03/2023 19:49:23

 

​Cinco estações da CPTM recebem ação em referência à Campanha Março Lilás para conscientização sobre o Câncer do colo do útero

 Em continuação aos eventos em prol da saúde feminina, que neste sábado (11/03), das 9h às 12h e das 13h às 16h, diversas iniciativas irão acontecer com o objetivo de realizar exames rápidos e orientações sobre a doença

As estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco, Guaianases e Estudantes (Linha 11-Coral) e São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) vão receber neste sábado (11/03) ações de saúde em alusão à Campanha Março Lilás, que trata da conscientização e esclarecimentos sobre o câncer de colo de útero. 

Serão duas turmas de trabalho, sendo uma para a parte da manhã com o horário de atividade das 9h às 12h e outra para a tarde, das 13h ás 16h. Durante os dois momentos, uma equipe de estudantes da instituição de ensino PROZ Educação estará à disposição dos passageiros para realizar aferição de pressão arterial, sem limite de atendimentos, e testes de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas, estes limitados a 100 medições por estação. 

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e prestar esclarecimentos à população sobre o câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical. 

Sobre o Câncer de colo de útero
O câncer do colo do útero, também é conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, ficando atrás do câncer de mama e do colorretal. Além disso, é a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Em 2022, foram registrados cerca de 17 mil novos casos no país. 

Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte de passageiros ferroviários, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

Serviço
Março Lilás
Locais: Estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco, Estudantes e Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira)
Data: 11/03
Horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h


Tags