Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registraram 2.452 embarques de bicicletas nos dias úteis entre o final de agosto do ano passado, quando foi liberada a entrada das bikes durante a semana após às 20h30, até o fim de fevereiro deste ano.
Apesar de recente, o transporte noturno das magrelas nas composições de segunda a sexta-feira ganha cada vez mais adeptos. Nesses seis meses, a Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) contabilizou 896 bicicletas transportadas. Em segundo lugar, está a Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), que computou 557 embarques desde agosto.
Entretanto, um dos destaques destes dois primeiros meses de 2016, foi a Linha 11-Coral (Luz – Estudantes) que registrou 200 bicicletas embarcadas, ante 227 acessos ocorridos nos quatro últimos meses do ano passado. Com essa performance, a Linha 11 ocupa a terceira posição no ranking.
Além daqueles que já praticam o ciclismo como esporte ou lazer à noite, a medida também beneficiou quem usa as bikes para ir ao trabalho já que, em vez de voltar pedalando, pode embarcar no trem e chegar mais rápido em casa.
Finais de semana e feriados
Desde 2007, a liberação das bicicletas é válida aos finais de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação no domingo, e aos feriados durante todo o dia. São permitidas 4 bicicletas por viagem, embarcadas no último carro de cada trem. As regras de uso e regulamento estão disponíveis no site www.cptm.sp.gov.br.