Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 13/03/2023 12:03:21

 

​Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM recebe exposição Histórias que nos Tocam

 De 13/03 a 03/04, o local irá contar com uma seleção de fotos e histórias mostrando a importância da detecção precoce do câncer de mama em homens e mulheres

Para homenagear homens e mulheres que passaram por algum tipo de tratamento no combate ao câncer de mama, a CPTM realiza, em conjunto com a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a exposição ‘Histórias que nos Tocam’, na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi, de 13/03 a 03/04. 

O acervo conta com relatos de pacientes que passaram por tratamento na Unidade de Oncologia do São Camilo, localizada na Mooca, abordando suas experiências no combate à doença. Além disso, apresenta também dicas de prevenção ao câncer, para aumentar as chances de o tratamento ser bem sucedido.

Sobre o Câncer
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 700 mil casos novos de câncer ocorrerão por ano no Brasil até 2025, sendo as regiões sul e sudeste as que concentram cerca de 70% da incidência dos novos casos.

No Brasil, o câncer  mais incidente na população brasileira é o de pele não melanoma, com 30%. Em homens, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer mais incidente é o de próstata com cerca de 72 mil casos. Enquanto nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum, com aproximadamente 74 mil casos. 

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Inca. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais, formando um tumor que pode invadir a região da parede torácica ou outros órgãos, a chamada metástase.

Para o diagnóstico oportuno da doença, os homens devem ficar atentos a quaisquer sinais de alteração na região das mamas. Os principais sinais da doença são:
- Retração de pele
- Aparecimento de caroços ou nódulos
- Secreção pelo mamilo
- Aumento dos gânglios, também chamados de ínguas, nas axilas
- Vermelhidão na área do peito e coceira

A prevenção é a realização de checkup medico anualmente, junto com a realização mensal do autoexame e, na presença de alterações com nódulos ou crescimento das mamas, procurar atendimento médico. A partir dos 40 anos, a mulher deve realizar a mamografia anualmente. Caso tenha antecedentes familiares de câncer de mama, a mulher deve consultar seu médico sobre a idade correta para iniciar a prática da mamografia ou outros exames diagnósticos.

Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Serviço
Exposição ‘Histórias que nos Tocam’
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, Linha 7-Rubi 
Data: de 13/03 a 03/04


Tags