Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 30/05/2023 15:18:27

 

​Estação Tamanduateí da CPTM recebe a campanha ‘Maio Vermelho’ para conscientização sobre o câncer bucal nesta quarta (31)

 Em parceria com a Proz Educação, serão oferecidos gratuitamente diversos serviços de enfermagem e orientação a respeito do câncer de boca

A Estação Tamanduateí, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, receberá nesta quarta-feira (31/05) uma ação de saúde em referência à campanha Maio Vermelho, que se refere à prevenção do câncer bucal.

Das 09h e 12h, alunos da instituição de ensino PROZ Educação farão aferição de pressão arterial (sem limite de atendimento) e teste de glicose capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitado a 100 pessoas). Além disso, também haverá orientação sobre câncer bucal.
 
Sobre o câncer bucal
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), região embaixo da língua.
 
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticas lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Este tipo de câncer é classificado como o quarto tumor mais frequente no sexo masculino, principalmente, na região Sudeste do Brasil. Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.
 
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Serviço
Maio Vermelho
Local: Estação Tamanduateí, Linha 10-Turquesa
Data: 31/05 (quarta-feira)
Horário: 09h às 12h


Tags