Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 05/02/2021 19:03:20

 

​Estação Santo Amaro da CPTM terá obras no final de semana para construção de nova passarela

 Içamento de estruturas metálicas não afeta circulação na estação da Linha 9-Esmeralda

Entre as 23h00 de sábado (06/02) e o início da operação comercial de segunda-feira (08/02) a Estação Santo Amaro, que atende as Linhas 9-Esmeralda da CPTM e 5-Lilás de metrô, administrada pela ViaMobilidade, receberá obras para a expansão da interligação entre as duas estações.


O passageiro da CPTM não será afetado pelos serviços, que consistem no içamento de estruturas metálicas sobre uma das vias férreas da estação para a construção de uma nova passarela, que irá desafogar a interligação entre as duas estações, beneficiando quase 100 mil pessoas por dia ao ampliar as áreas de circulação de passageiros.

A Ciclovia da Marginal Pinheiros, entretanto, terá interdição parcial, ou seja, em alguns períodos, na altura da Estação Santo Amaro neste período, podendo contar com períodos de interdição total para segurança dos ciclistas. Na maior parte do tempo a circulação será normal. Na ciclovia, os trechos interditados estarão sinalizados com placas, orientando os ciclistas.

As obras, conduzidas pela ViaMobilidade e fundamentais para melhorar a infraestrutura da área de transferência com a CPTM, irão ampliar a passarela já existente e adequar o mezanino da área da companhia na estação. O projeto também prevê a instalação de mais oito escadas rolantes e quatro elevadores na interligação entre os dois sistemas. No total serão construídos 4.000 m² de área. 

Toda a obra será executada sem afetar a operação das duas linhas. Entre outras medidas, as obras da ViaMobilidade incluem a implantação de novo conjunto de bilheterias e substituição dos bloqueios de integração por câmeras de contagem, compatíveis com os já existentes; e o remanejamento de salas operacionais da estação da Linha 9-Esmeralda para um local que não atrapalhe a circulação de passageiros;

A previsão é de que as obras sejam concluídas em um prazo de até 24 meses. O investimento está inserido no montante previsto de R$ 3 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão. 

Vale lembrar que no domingo (07/02) o intervalo médio entre os trens da CPTM em todas as suas linhas é de 35 minutos, para que sejam realizadas obras e manutenção que têm como objetivo oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.


Veja como a Estação Santo Amaro deverá ficar após as obras da ViaMobilidade: https://www.youtube.com/watch?v=kj-C9Ezcfv4


Tags