Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 25/06/2022 13:13:29

 

​Expresso Turístico da CPTM ganhará reestruturação para ampliar o serviço

 O formato de venda de ingressos será totalmente online e haverá ampliação da frota

O Expresso Turístico da CPTM ganha importantes mudanças que vão melhorar e ampliar a prestação do serviço a partir deste ano. Entre as medidas estão a terceirização da bilheteria com a venda de ingressos exclusiva por plataformas online e ampliação da frota, que hoje conta com duas composições.

O Expresso Turístico oferece três roteiros Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz.  De abril de 2009 até março de 2020, o Expresso Turístico atendeu cerca de 80 mil passageiros.

Atualmente, o Expresso Turístico integra pontos turísticos ao longo da malha férrea e promove a valorização histórica da ferrovia.  “A nossa proposta é oferecer aos passageiros uma nova experiência no Expresso Turístico. Por isso, vamos tratar o serviço como uma unidade de negócio para oferecer um serviço diferenciado nas viagens e que o roteiro passe a fazer parte da programação cultural e turística da cidade”, explica Natália Melo, Gerente de Novos Negócios da CPTM.
 
Como parte da ampliação dos serviços, a CPTM também vislumbra a disponibilização de um vagão restaurante para proporcionar aos turistas uma viagem ainda mais agradável.

O processo de contratação da prestação de serviços de venda e emissão de ingressos online (site e aplicativos de celulares) está em andamento e as propostas serão recebidas até esta sexta-feira (24/06). O prazo de execução dos serviços será de até 12 meses, a partir da assinatura do contrato.

Com a facilitação da venda dos ingressos por meio online, a CPTM pretende aumentar ainda mais o interesse do público pelas viagens turísticas e históricas do Expresso Turístico.  
 
Para incrementar ainda mais o serviço, haverá ampliação da frota com a reforma de mais dois carros. O edital de licitação foi publicado nesta quinta-feira (23/06) no Diário Oficial do Estado para a reforma de 88 poltronas que serão utilizadas na ampliação da frota do Expresso Turístico, que atualmente conta com duas composições.

A sessão pública deve acontecer em 07/07/2022 às 09h00 e o edital está nos sites da CPTM, BEC e Imesp. No documento também é possível verificar as especificações para a reforma dos assentos.

Sobre o Expresso Turístico
Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd - Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história.

Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. São 172 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).
 
Sobre a CPTM
A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.



Tags