Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 10/11/2023 17:48:31

 

​Sete estações da CPTM recebem ação em referência à campanha Novembro Azul neste sábado (11/11)

 Atividade acontece em dois horários: das 09h às 12h e das 13h às 16h

Neste sábado (11/11), quem passar pelas estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Guaianases e Dom Bosco e Estudantes (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade) vão ter a oportunidade de participar da ação de saúde em referência à campanha Novembro Azul, em alerta contra o câncer de próstata.
 

Em parceria com o instituto Proz Educação, a iniciativa acontece das 09h às 12h e das 13h às 16h.  Durante a atividade, alunos do curso de saúde da entidade farão aferições de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e medição de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).  

Os passageiros também vão receber orientações sobre acompanhamento médico constante para identificar sinais da doença ainda em estágios iniciais.
 

Campanha Novembro Azul 2023

Inspirado no movimento criado nos países de língua inglesa, conhecido como MOVEMBER, que vem de Moustache November (Novembro de Bigode), e em analogia ao Outubro Rosa - campanha internacional de combate ao câncer de mama -, há pouco mais de uma década foi criado, no Brasil, o Novembro Azul, idealizado para conscientizar a população em relação ao câncer de próstata, o tumor maligno que mais acomete os homens (excetuando os cânceres de pele não-melanoma) e o segundo que mais mata.

No Brasil, segundo dados do INCA, foram diagnosticados mais de 65.000 casos em um ano e estima-se que a doença tenha provocado quase 16.000 óbitos, no período de 12 meses.   Segundo dados, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fator de risco, devem ir ao urologista e fazer os exames preventivos.
 

Ações de cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.  
 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
 

Serviço
Campanha Novembro Azul, parceria com a PROZ Educação
Data: Sábado, 11/11
Locais: Estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Guaianases, Dom Bosco e Estudantes (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade)
Horários: das 09h às 12h e das 13h às 16h

 


Tags