Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 31/05/2023 18:02:51

 

​Seis estações da CPTM recebem ação da Campanha Junho Vermelho de incentivo à Doação de Sangue

 Nesta quinta-feira (01/06), os passageiros vão receber serviços para promoção da saúde e orientação sobre a importância da doação de sangue


As estações Mauá (Linha 10-Turquesa), Corinthians-Itaquera, Guaianases, Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade) da CPTM recebem, nesta quinta-feira (01/06), ação em referência à Campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue.  

Os passageiros que estiverem circulando por uma das seis estações, nos períodos de 09h às 12h,  13h às 16h e 19h às 22h, vão ter acesso a alguns serviços de saúde, como aferições de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e medições de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).

Além desses atendimentos, realizados em parceria com o instituto PROZ Educação, os alunos também vão dar orientação sobre a doação de sangue, como forma de estimular as pessoas a contribuírem com os bancos de sangue locais.

Campanha Junho Vermelho
Mundialmente, Junho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue porque se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14/06. O movimento mundial incentiva a doação voluntária e também alerta sobre a importância vital de manter estoques de sangue seguro para atendimentos emergências e cirurgias eletivas.  

Apesar de ser fundamental para salvar vidas, a doação ainda não é uma iniciativa com adesão da maioria da sociedade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil apenas 1,9% da população é doadora de sangue. É ideal que ao menos 3% seja doadora.

Principais pré-requisitos para ser doador voluntário de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
- Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
- Pesar mais do que 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses; Não estar grávida ou amamentando; Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses; Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
- Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
- Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
- Não ter tido malária;
- Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento
 
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Serviço
Campanha Junho Vermelho – Incentivo à Doação de Sangue
Data: quinta-feira (01/06)
Locais: Estação Mauá (Linha 10-Turquesa)
Estações Corinthians-Itaquera, Guaianases, Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)
Estação São Miguel Paulista (Linha 12-Safira)
Estação Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade)
Horários: 09h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h


Tags