Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 21/05/2021 14:50:48

 

CPTM inaugura viadutos para extensão da Linha 9-Esmeralda

 Viadutos Micronésia e Jacopo Torriti deixam sem obstáculos as obras para a futura estação Mendes-Vila Natal

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou os viadutos Micronésia e Jacopo Torriti, próximos à futura Estação Mendes-Vila Natal, na extensão da Linha 9-Esmeralda.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, comentou sobre as obras: “continuamos trabalhando para melhorar a vida dos passageiros de transportes metropolitanos, mesmo durante esta dura fase de pandemia que estamos atravessando”. 

Estes viadutos são dois de quatro que estão sendo construídos pela CPTM na extensão da Linha 9-Esmeralda – que inclui a futura Estação Varginha - para que não ocorram interferências na via férrea por conta de passagens de pedestres ou de veículos. 

“Além disso, com a inauguração dos viadutos e consequente fechamento da passagem de nível, as obras na via permanente, ou seja, na ferrovia propriamente dita, avançarão mais rápido, permitindo que Estação Mendes-Vila Natal seja aberta aos nossos passageiros”, afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro.

A extensão da Linha 9-Esmeralda acrescentará 4,2 quilômetros de vias e elevará o número de estações da linha para 20. Além destes novos viadutos, estão sendo construídos os viadutos Leste-Oeste e Paulo Guilguer Reimberg.

A Estação Mendes-Vila Natal tem previsão de inauguração nas próximas semanas, enquanto a estação Varginha será aberta ao público em 2022. Serão beneficiados os moradores do extremo sul de São Paulo, Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A previsão é de que haja um aumento na demanda de 150 mil passageiros por dia no sistema da CPTM.

Os investimentos totais da extensão da Linha 9-Esmeralda, que inclui obras como a construção das duas estações, todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas, são de R$ 975 milhões.


Tags