Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 15/05/2015 17:14:31

 

​​Artista irlandês realiza nova etapa do mural de 20 metros na Estação Dom Bosco

 A obra conta com a participação de funcionários da CPTM. No sábado, a equipe atuará das 9h às 15h, e no domingo, das 10h às 15h


O artista irlandês James Concagh, reconhecido internacionalmente por sua arte abstrata retratando cenários das grandes metrópoles, prosseguirá neste final de semana, 16 e 17, os trabalhos de elaboração de um mural de 20 metros por 2,5 metros na Estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral. A obra, cujos trabalhos começaram no final de semana passado, celebra os 23 anos da CPTM e aos 15 anos do Expresso Leste, serviço que opera entre as estações Luz e Guaianases.

O artista está sendo auxiliado por seis funcionários da CPTM, dois que atuam diretamente em obras e os outros quatro que trabalham em estações da Linha 11-Coral. A ideia, segundo James, veio do escultor norte-americano David Smith que, em 1962, utilizou funcionários de uma antiga fábrica italiana para realizar uma obra no festival de artes daquele ano.  “Eu tenho um protótipo, mas o mural será uma construção coletiva já que poderemos dialogar com diferentes visões sobre a realidade urbana", afirma o artista.

Intitulada “Rastro Urbano”, a obra retratará as questões urbanas – como poluição, trânsito e ritmo frenético. O artista utilizará, principalmente, vários tipos de cimento e cal.  O objetivo é criar diferentes tons de cinza – a cor de uma grande cidade –, com texturas e formas para mostrar uma São Paulo em movimento.  Serão 100 kg de cimento, 50 kg de argamassa, 20 kg de areia, 10 pincéis, entre outros materiais.

O mural será concluído até o dia 24 e será inaugurado com a presença da Cônsul-Geral da Irlanda em São Paulo, Sharon Lennon, no dia 27 de maio, data do aniversário do Expresso Leste.  

Antes de iniciar a obra, James conta que andou de trem várias vezes para buscar inspiração. “Eu me surpreendi com os grafites nas estações, pois eles representam a linguagem da cidade. Espero fazer o usuário entender que a cidade pode ser fixa, porém a gente se movimenta em volta dela assim como uma viagem de trem.”


Sobre o artista

Quando embarcou para o Brasil há 20 anos, James Concagh já tinha realizado exposições na Irlanda. Em terras brasileiras, ele encontrou nova fonte de inspiração. Entre as suas últimas exposições estão:

  • “Dentro de uma Estreita Paisagem” no Museu Brasileiro da Escultura em 2013. Na ocasião, James exibiu 22 trabalhos: 5 obeliscos e 17 obras de técnica mista sobre tela de algodão e ráfia. O projeto, de cunho sustentável, reaproveitou materiais como ráfia e sacos de entulho para criar e estruturar suas obras.
  • “Códigos Urbanos” no Espaço Cultural CPTM, localizado na Estação Brás. Realizada em 2010, a série reuniu 26 obras.
  • Atualmente, cinco obras suas estão em exposição permanente no Centro Brasileiro Britânico.


Serviço

Elaboração do Mural do artista James Concagh
Local: Estação Dom Bosco, Linha 11-Coral
Endereço: R. Sabaddo D’Angelo, 1024 – Itaquera
Datas e horários da elaboração do mural

        • 16/05, sábado, das 9h às 15h.
        • 17/05, domingo, das 10h às 15h.
        • 23/05, sábado, das 9h às 15h.
        • 24/05, domingo, das 10h às 15h.

Tags