Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 11/01/2024 12:59:44

 

​Central de Achados e Perdidos da CPTM recebe mais de 68 mil objetos sem dono em 2023

 Total devolvido aos passageiros ultrapassa os 21 mil itens; saiba como entrar em contato em caso de perda

A Central de Achados e Perdidos da CPTM, por mais um ano, armazenou e devolveu milhares de itens de passageiros da companhia que perderam algo em um trem ou estação. E o que foi perdido vai muito além das tradicionais carteiras ou celulares: guitarras, carrinhos de bebê, amplificador de som e um kit de furadeiras foram alguns dos objetos localizados por outros passageiros ou colaboradores.

 

Somente no ano passado, a Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, recebeu 68.035 objetos deixados para trás. O número representa um aumento de 12,6% em relação a 2022. Desse total, 47.084 eram documentos (ou 69,2%).

 

No ano passado, a CPTM devolveu aos seus respectivos donos 21.452 itens, uma quantidade 24% superior ao que foi devolvido nos 12 meses anteriores.

 

Destes mais de 21 mil itens, 10.146 (ou 47,3%) foram devolvidos aos passageiros por busca ativa. Essa tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.

 

"Muitas pessoas acreditam que se algo foi perdido dentro da CPTM, alguém encontrou e tomou para si. Mas podemos afirmar que grande parte destes objetos são encaminhados para algum colaborador de estação, que direciona os itens para Palmeiras-Barra Funda", afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

 

Já para o passageiro que identificar uma perda e não recebeu ou não quer aguardar o contato da companhia, a Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda.

 

Caso tenha perdido algum documento nas estações e trens, é importante saber que os itens encontrados são cadastrados e permanecem guardados por 60 dias. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor, enquanto os cartões bancários são destruídos. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e depois são doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

 

E, a título de curiosidade, uma pia de banheiro, alianças, aspiradores de pó, drones e outros objetos estão à espera dos seus donos na Central de Achados e Perdidos.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags