Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 09/02/2024 16:40:20

​Colaboradora da CPTM mistura o cotidiano dos trens ao universo carnavalesco

Katia Luzia, de 44 anos, é auxiliar de serviço de operação e divide a jornada com o posto de rainha de bateria

Todos os dias, sem falhar, Katia Luzia, de 44 anos, se prepara para assumir seu posto como auxiliar de serviço de operação na estação Antônio Gianetti Neto, que atende a Linha 11-Coral da CPTM. Com sorriso no rosto e carisma, atua com o atendimento na linha de bloqueios (catracas) e bilheteria há 10 anos. A paixão pela ferrovia divide espaço com outro amor, o samba.

Sua trajetória no mundo do samba teve início em 2005, após o término de um casamento de três anos e uma paralisia no lado direito de seu corpo, que não a impediu de buscar novos horizontes. Dois anos depois, Katia decidiu alçar voos mais altos e concorreu ao título de rainha do carnaval de Ferraz de Vasconcelos, surpreendendo a todos ao conquistar a posição logo em sua primeira tentativa.

O sucesso não parou por aí. No ano seguinte, foi coroada princesa e, em 2009, retornou ao posto de rainha, consolidando sua presença marcante no carnaval até uma das vitórias mais honrosas de sua vida de sambista - a conquista como princesa do samba de São Paulo em 2014.

Para conciliar o trabalho com o compromisso de ser rainha de bateria, Katia mantém diariamente seus treinos de dança e musculação com personal trainer em casa após o seu horário de trabalho. Além disso, possui uma alimentação bem regrada e saudável. "É muito amor e dedicação para ambas as atividades", ressalta. "É uma jornada tripla, mãe, funcionária e rainha de bateria", pontua.

Atualmente, Katia é rainha de bateria da G.R.C.E.S Santa Quitéria, de São Roque, interior de São Paulo. Apesar da distância considerável entre sua residência, em Guaianases, e a cidade de São Roque, onde ocorrem os eventos carnavalescos, Katia não se deixa abater. "Eu sei que é longe, mas tanto eu quanto a escola fazemos questão dessa parceria. Independente da distância", afirma.