Notícias

Voltar para Notícias Relações Internas | 29/10/2021 13:05:38

 

​Delegação de executivos do Gabão visita CCO e se surpreende positivamente com a CPTM 

 Equipe faz parte da Setrag, empresa de transporte de passageiros e cargas sobre trilhos do país africano

A CPTM recebeu nesta quinta-feira (28/10) uma visita muito especial: uma delegação de executivos da Setrag, subsidiária que administra ferrovias de transporte de passageiros e cargas no Gabão da multinacional francesa Eramet, visitou o Centro de Controle de Operações (CCO) da companhia e se surpreendeu com a tecnologia e a dedicação dos seus colaboradores. 

O grupo formado por quatro executivos do país, além do brasileiro Paulo Henrique Nonato, que trabalha na Eramet, traduzindo todas as informações do português para o francês, está no Brasil para conhecer diversas empresas com operações similares ao que atualmente é feito hoje no Gabão, e a CPTM foi escolhida para a visita por ser uma referência no transporte de passageiros, não apenas no Brasil. 

O grupo foi recebido por Joanito Ferreira, Chefe de Estações da CPTM; Guilherme Soledade, assessor do DO; Wilson Nagy, Gerente de Manutenção; e Fernando Hoffmann, Chefe de Departamento do CCO, além do Diretor de Operação, Luiz Argenton. 

No início da visita, Soledade e Hoffmann apresentaram a CPTM ao grupo, falando sobre o conceito de smart station, a experiência do cliente, além de detalhes das sete linhas da companhia, média de passageiros e o impacto da pandemia da demanda e no dia a dia da empresa. O grupo, por exemplo, se surpreendeu com o fato de que todas as vias da companhia são, no mínimo, duplicadas. No Gabão, a via é singela, o que obriga as equipes a usar máxima cautela na programação das viagens. 

Aliás, a grandiosidade do CCO da CPTM, o maior da América Latina, encantou a equipe de executivos da Eramet. 
Ludovic Megne Ndong, Diretor de Operação da Eramet, afirmou que, a partir de hoje, a sua meta profissional é fazer com que a companhia tenha um CCO similar ao da CPTM. "Ter um centro de controle tão completo eorganizado nos ajudará a atingir os objetivos de transporte no meu país", afirmou. 

"Agradecemos a CPTM por ter nos recebido. Estamos muito contentes, aprendemos muito e muitas coisas podem ser aplicadas lá (no Gabão). Foi muito importante para nós conhecer os tantos projetos que a CPTM tem para melhorar a qualidade dos serviços prestados para a sociedade", completou o Diretor de Operação. 

Para Paulo Henrique Nonato, merece destaque a quantidade de pessoas engajadas e comprometidas dentro do quadro de funcionários da CPTM. "A quantidade e a qualidade de investimentos que vocês têm para melhorar a capacidade de transporte e o nível do serviço que é prestado aos passageiros é realmente motivador. É uma inspiração para que a gente continue trabalhando", afirmou. 

"Queremos que as pessoas no Gabão vejam o exemplo da CPTM e saibam que, com investimentos e engajamento, é possível melhorar", disse. 

O Gabão possui cerca de 1,56 milhão de habitantes e possui a terceira maior renda per capita da África. A agricultura é responsável somente por 4% do PIB, enquanto a indústria possui um peso de 54% e o setor de serviços e comércio contribui em 42% na geração de riquezas. No entanto, a força do setor secundário deve-se à exploração e refino do petróleo e processamento do manganês. 



Tags