Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 20/01/2021 18:13:12

 

CPTM apresenta os vencedores do projeto Vitrine de Soluções

 Alarme em hidrantes evita furtos na Estação Jardim Helena-Vila Mara e é o grande vencedor

A primeira live de 2021 da CPTM mostrou os três vencedores do Projeto Vitrine de Soluções, um programa de estímulo e reconhecimento das boas práticas e atitude de dono. Seus objetivos são divulgar soluções já implantadas na CPTM, apresentando seus benefícios e resultados e reconhecer e estimular boas práticas.

Além do grupo vencedor, a live teve a presença do presidente da CPTM, Pedro Moro, da diretora Administrativo-Financeira, Gilsa Eva de Souza Costa, e do gerente de Recursos Humanos, Ivan Moreno.

“O projeto Vitrine de Soluções foi criado para ajudar a dar visibilidade a todos da companhia que tiveram atitude de dono, e está ligado a outro projeto, Os Donos da Casa. Mas este, em especial, está mais voltado para uma solução específica que pode ser usada em outras áreas da companhia, sendo aproveitada da melhor forma possível e agregando valor a ela”, explicou o presidente.

“A CPTM sempre teve a premissa de incentivar os colaboradores a buscarem soluções”, resumiu Pedro Moro.

A diretora Administrativo-Financeira parabenizou todas as 72 soluções apresentadas pelo programa. De acordo com ela, isso demonstra o quanto os colaboradores se envolvem com a CPTM. “E ninguém melhor para propor soluções para estas pessoas do que quem vive isso no dia a dia”, disse Gilsa.

De acordo com ela, todos as soluções apresentadas na vitrine podiam ser classificadas em três tipos: “amei e comprei”, “gostei” e “só dando uma olhadinha”. “Cada um tinha um peso e 1849 pessoas votaram, mas tivemos mais de 20 mil interações, o que mostra que muitas pessoas visitaram a vitrine mais de uma vez”, comemora.

Já o gerente de RH lembrou que o programa envolveu mais de 200 pessoas do quadro de funcionários da companhia. “É um programa muito bem-vindo porque quando a gente dá luz a esses projetos, damos replicabilidade a eles”, disse Ivan Moreno.

Os vencedores
Após a apresentação de Pedro, Gilsa e Iran, as três soluções vencedoras foram apresentadas.

O terceiro colocado foi uma solução sobre regulamentação da pavimentação no Pátio da Lapa, criada pelos colaboradores do DOE3 José Luís de Almeida Menezes, Luiz Soares da Cruz, Edmilson Wagner Duarte, Eliseu Capela e Agnaldo Maione.

O segundo projeto foi a automatização e acompanhamento de pessoas com necessidades especiais, criado por Anailton Silva de Paula, Caroline Claros Apocalipse, José Eugênio de Góes Ribeiro, Roberto Takeo Kamiha e Rafael Francisco Santos, do DOE2.

“Foi criado um software para contabilizar pessoas com necessidades especiais que passavam pelas estações, que gera relatórios e ajuda o colaborador a saber a que hora uma pessoa que precisa de ajuda chega na estação”, explicou Gilsa.

Já o primeiro colocado foi uma solução para evitar furtos de hidrantes na Estação Jardim Helena-Vila Mara, na Linha 12-Safira. Os colaboradores Denis Antônio Fernandes, Vinícius de Morais Bezerra e José Adalberto Madre Filho, do DOE3, perceberam que os hidrantes da estação eram furtados por conta dos anéis de cobre das mangueiras. 

“Pensamos em colocar um alarme para quem abrisse a porta dos hidrantes, mas era muito caro. Então os engenheiros da estação foram atrás de uma maneira econômica de montar um sistema e instalar”, explicou Adalberto. 

“Não tivemos mais furtos depois disso. O sistema fica dentro do hidrante e não tem como ser desligado”, explicou Denis. Já Vinícius completou: “É um projeto simples que pode ser levado para qualquer estação, e já foi implantado em Itaim Paulista, Jardim Romano e USP Leste”.

“A atitude de dono é uma das diretrizes mais importantes que a nossa diretoria tem. Vamos continuar tocando esse projeto e pensando em outros”, finalizou o presidente da CPTM.

WhatsApp Image 2021-01-20 at 15.13.58.jpg
Na foto: Colaborador Denis Fernandes
Tags