Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 15/04/2024 08:47:00

​CPTM doa mochilas para alunos do bairro de Perus e conhece projeto ambiental premiado

Doação faz parte de projeto Linha da Moda; alunos apresentaram o projeto Eco Parque Escola aos colaboradores

Um grupo de estudantes de uma escola municipal do bairro de Perus, na zona norte de São Paulo e onde está localizada uma das estações da Linha 7-Rubi da CPTM, e colaboradores da companhia tiveram uma manhã de sexta-feira (12/04) diferente, com aprendizado mútuo e certeza do comprometimento de todos com as causas ambientais.

Os colaboradores da CPTM estiveram presentes na Escola Municipal de Educação Fundamental Philó Gonçalves dos Santos para entregar aos alunos mochilas feitas com uniformes inservíveis da companhia. As crianças do 1º ano, que têm entre 6 e 7 anos, se animaram com as mochilas com rostos de animais das cores cinza e marrom – que fizeram mais sucesso por serem feitos de “uniforme de polícia”, referência aos agentes de segurança que participaram da entrega.

A entrega de roupas e outros produtos feitos com uniformes que não serão mais utilizados faz parte do projeto “Linha da Moda”, em que costureiras voluntárias trabalham para dar uma nova destinação a essas roupas que, se descartadas, poderiam significar uma agressão ao meio-ambiente.

Antes disso, no entanto, os colaboradores da CPTM receberam uma verdadeira aula de estudantes dos 7º, 8º e 9º anos. Eles fazem parte de um grupo que criou o Eco Parque Escola, projeto colaborativo de cultura, educação e lazer para toda a comunidade que consiste na criação de um espaço verde e de convivência utilizando-se espaços da própria escola, de uma praça e de terrenos no entorno, totalizando mais de 24 mil km2 de área.

O projeto teve a sua planta produzida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e foi apresentado na Bienal de Veneza em 2023, ficando entre os três primeiros colocados da América Latina. Além disso, o Eco Parque foi considerado como projeto viável pela Secretaria de Meio-Ambiente e pela Secretaria de Educação do município de São Paulo (com apoio da subprefeitura de Perus), o que significa que ele pode se tornar um destino para emendas parlamentares de vereadores ou ser financiado pela iniciativa privada.

A estudante Clara Alves, de 14 anos, entende a importância do projeto do qual ela faz parte desde o ano passado. “Nós entendemos a importância de um espaço como esse na nossa comunidade, que é carente. Queremos que nosso bairro seja visto muito além de apenas um bairro-dormitório ou seja ligado a casos de violência”, explica a aluna. “Apresentar o nosso projeto para funcionários da CPTM foi muito gratificante. Foi um dia muito feliz”, afirmou.

O projeto do parque conta com acessibilidade universal, jardim de chuva, pomar, horta, parede de escalada, pista de skate e jardins sensoriais. Além disso, os alunos que fazem parte do projeto estão capacitados para serem jovens monitores ambientais.

Neste espaço, os alunos já construíram trilhas pedagógicas e ecológicas, EcoSala, Rosa dos Ventos, Bosque das Amoreiras e realizaram atividades que favorecem a proteção da natureza.

Além da doação das mochilas, a área de práticas ESG e educação ambiental da CPTM prevê novos projetos com a escola. “Aqui vejo arquitetos, engenheiros, jornalistas e urbanistas. Será um grande aprendizado para nós atuarmos outras vezes com essa escola”, afirmou Nathália Prado, assessora executiva da companhia.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.