Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 11/03/2024 08:10:01

​CPTM inaugura primeiro Espaço Maternidade do sistema ferroviário na Estação da Luz

Local foi criado em parceria com a Secretarias da Mulher e dos Transportes Metropolitanos para oferecer um ambiente acolhedor e aconchegantes para as mães e bebês

A CPTM, em parceria com as Secretarias de Políticas para a Mulher e dos Transportes Metropolitanos, inaugurou nesta sexta-feira, dia 8 de março, o primeiro Espaço Maternidade, localizado na Estação da Luz. O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, da secretária de Política para a Mulher, Sonaira Fernandes, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

"Mais do que uma instalação física, o espaço é um símbolo de cuidado e apoio àquelas que enfrentam desafios diários ao equilibrar suas responsabilidades familiares com suas rotinas de trabalho e deslocamento. Ao oferecermos um local seguro e confortável para elas, estamos demonstrando nosso compromisso em criar um estado mais acolhedor e acessível para todos", afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.

O projeto piloto visa transformar o ambiente de trânsito ferroviário em um local acolhedor para as mães e seus bebês. Também haverá orientações quanto à importância da doação do leite para atender 100% dos bebês na faixa etária de 1 a 24 meses.

"Este é um espaço para acolher e cuidar de toda mulher. As gestantes e mães que transitam por São Paulo terão um local digno para atendimento dentro do sistema de transportes para dar suporte às mulheres", explicou Sonaira Fernandes.

Construído com base nos preceitos do desenho universal, o qual atende as normas de acessibilidade e segurança dentro de uma área de 56m², abriga um ambiente destinado à amamentação com poltronas e mesas de canto para as mães lactantes, além de trocadores, brinquedoteca para os pequenos, uma copa contendo micro-ondas, dois cadeirões de refeição e filtro de água e dois sanitários comuns acessíveis. A sala fica na Plataforma 5 da Estação da Luz, no local de acesso ao Expresso Aeroporto, e funcionará todos os dias, das 9h às 18h. O Espaço Maternidade também acolherá os bebês e crianças acompanhados dos pais ou familiares que estiverem em trânsito.

"O Espaço Maternidade da CPTM, pioneiro no sistema metroferroviário, tem ambientes totalmente integrados, oferecendo conforto e acolhimento às mães que utilizam o transporte sobre os trilhos", afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.