Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 22/12/2020 18:34:23

 

​CPTM fechará passagem em nível em Francisco Morato em 28/12

 Passarela da prefeitura passa a ser a opção para os passageiros; velocidade dos trens irá aumentar no local

No próximo dia 28 de dezembro, a última segunda-feira de 2020, a CPTM irá fechar definitivamente a passagem em nível para pedestres próxima à nova Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi. A única opção de passagem para o outro lado da via será a passarela da Prefeitura, mais segura e que funciona 24 horas e é totalmente acessível – com elevadores e escadas rolantes.


A passarela já está em operação e liga dois terminais de ônibus em lados opostos da via férrea.

A passagem de nível foi instalada por conta da estação provisória, que serviu os passageiros durante o período de construção da nova estação – que funciona desde 1 de setembro. Entretanto, ela faz com que os trens tenham que chegar na nova plataforma com uma velocidade menor.

“Com o fim da passagem de nível os trens poderão desenvolver maior velocidade nos dois sentidos, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros. Além disso, a passarela oferece mais segurança à população de Francisco Morato, que não precisa atravessar uma via férrea movimentada para chegar ao outro lado”, explica Luiz Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Com o fim da passagem, a velocidade média dos trens, no trecho que fica próximo a estação, passa de 20km para 50km por hora.

O fechamento da passagem em nível consistirá na colocação de uma grade soldada e a retirada da vigilância do local. Desta forma, o pedestre que atravessar o local estará invadindo a via, o que não é permitido pela CPTM, por oferecer riscos à segurança destes indivíduos e dos passageiros e colaboradores da companhia.

Antes mesmo do fechamento definitivo, a população está sendo orientada pela Prefeitura de Francisco Morato e a alternativa será amplamente mostrada com um trabalho de conscientização.

“De maneira alguma a população será prejudicada com esse fechamento, previsto para acontecer com a inauguração da nova estação. Pelo contrário: a alternativa é mais segura para todos”, completa Argenton.


Tags