Nesta sexta-feira (04/11), os passageiros que estiverem passando pelas estações Guaianases e Dom Bosco (Linha 11-Coral) e São Miguel Paulista (Linha 12-Safira) vão poder aproveitar as ações para promoção da saúde e orientação sobre prevenção ao câncer de próstata.
A inciativa, promovida em referência à campanha Novembro Azul, acontece das 9h às 12h, 14h às 17h e 19h às 22h. Durante o evento, integrantes da área de saúde da instituição de ensino PROZ vão realizar serviços de aferição de pressão arterial e glicose capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).
Além disso, haverá um atendimento voltado à orientação e dicas sobre os cuidados preventivos ao câncer de próstata.
Campanha Novembro Azul em combate ao câncer de próstata
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A próstata, que está localizada abaixo da bexiga, é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Por isso, a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 anos sem fatores, devem ir ao urologista e fazer os exames capazes de identificar alterações na próstata.
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.