Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 11/05/2021 15:59:20

 

Nova personagem da websérie “Histórias Ferroviárias” é agente de serviços de operação da Linha 9-Esmeralda​

 Nascida em Mato Grosso do Sul, Edilaine Nicola diz que a CPTM foi a sua porta de entrada para a vida em São Paulo

Em seu 15° episódio, a websérie "Histórias Ferroviárias" conta sobre a vida de Edilaine Nicola, que trabalha na estação Grajaú da linha 9-Esmeralda. Conhecida por todos como "Nicola", ela inicialmente passou em um concurso público para agente de segurança, após vir a São Paulo visitar uma prima, que trabalhava na CPTM. 


Naquela época, em 2002, Nicola morava em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e havia acabado de perder seu marido. "Já que tinha mudado de estado civil, eu resolvi mudar de endereço, de profissão, de tudo", lembra a colaboradora. "Peguei as malas e vim embora para São Paulo. Então, a CPTM foi a minha porta de entrada para São Paulo".  


Após decidir voltar à sua cidade natal e passar por novas dificuldades, como perder um bebê e a mãe, com câncer, Nicola prestou um outro concurso na CPTM, em 2010. Eram oferecidas vagas em quatro funções. Ela prestou para as quatro e passou em todas elas. "A empresa me acolheu de volta, pela segunda vez, num momento difícil novamente. Reconstruiu a minha vida".


Para ela, vale o que foi ensinado quando ainda era estagiária, para nunca fechar uma porta, depois de sair de um trabalho. "Foi isso que aconteceu na CPTM comigo. Quando eu saí, eu deixei muitos amigos aqui. Quando eu precisei voltar, as portas estavam abertas. A acolhida foi tão calorosa, que eu me senti em casa", completa Nicola.


Histórias Ferroviárias

O Projeto Histórias Ferroviárias é o primeiro de diferentes ações que serão implementadas pela empresa em 2021, dentro do Programa Cultural CPTM. O objetivo do projeto, cujos episódios serão publicados todas as terças e sextas-feiras até o mês de julho, é melhorar as relações interpessoais em diferentes aspectos, valorizando as pessoas que fazem parte deste universo tão diversificado. Além disso, estas histórias visam mostrar aos passageiros da companhia quem são as pessoas que não param mesmo durante a pandemia, transportando quem trabalha nos serviços essenciais e não podem cumprir o isolamento social.


Mostrar todos os sotaques e idiomas que formam a CPTM também é uma forma de humanizar a relação com os passageiros. As histórias mostradas na websérie são parecidas com a de tantas outras pessoas, que deixaram suas cidades natais em busca de um futuro melhor na região metropolitana de São Paulo.


Dos 7.786 colaboradores da CPTM, mais de 99% são brasileiros, embora no quadro de funcionários existam pessoas de Portugal, Chile, China, Espanha, Itália, Japão e Rússia. Entre os brasileiros, praticamente todos os estados compõem essa vitrine de pessoas, incluindo todas as etnias.


As gravações foram feitas pela Abacate Filmes, indicada pelo CIEE, e seguiram todos os protocolos de segurança necessários durante a pandemia para garantir a saúde dos colaboradores e toda a equipe de trabalhou no projeto.


A história de Nicola e todas as que serão mostradas na websérie podem ser acessadas no canal oficial da CPTM no YouTube (www.youtube.com/cptmoficial) e nas demais redes sociais.


A CPTM mantém perfis ativos e bastante relevantes nas principais redes sociais, atingindo um grande número de pessoas com publicações que interagem com os passageiros, mostram interferências nas linhas, campanhas de conscientização e melhorias que afetam positivamente a vida dos quase três milhões de pessoas que utilizam os 271 quilômetros de vias em 23 municípios da Grande São Paulo. Acompanhe a websérie nas redes sociais da companhia. Confira:


Instagram: cptm_oficial


Twitter: CPTM_oficial


Facebook: CPTM.fanpage


Youtube: CPTMoficial


Tags