Voltar para Notícias Eventos | 11/12/2020 15:48:28

​Primeiro Hackathon da CPTM acontece no final de semana (12 e 13/12)

Alunos de MBI em Tecnologias Ferroviária finalizam calendário de 2020 com Hackathon 100% online e transmissão ao vivo vai Teams e Youtube

Nos dias 12 e 13 de dezembro os 32 colaboradores do MBI em Tecnologias Ferroviárias participam do HackaMBI, o primeiro Hackathon da CPTM. Os 32 alunos do Master Business Innovation em Tecnologia Ferroviária, oito alunos da Faculdade de Tecnologia em Eletroeletrônica do SENAI-SP e 16 alunos da Universidade Mackenzie participarão da maratona de conhecimentos específicos, que tem como objetivo a cocriação de ideias e soluções para o desafio: Transformar dados em valor percebido pelos passageiros da CPTM, a partir de deslocamentos das personas no sistema sobre trilhos.

O HackaMBI será 100% online e terá transmissão ao vivo pelo Youtube da companhia e Teams. A maratona contará com 48 participantes, 15 mentores, três palestrantes principais, cinco autoridades na banca julgadora para sete projetos que serão apresentados pelos alunos. Ao todo, serão 30 horas de Hackathon. “Para os alunos do MBI é uma oportunidade de concretizar as competências relacionadas ao Serviço 4.0 e cocriarem soluções inovadoras para impulsionar a jornada do cliente na CPTM” afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

No painel de abertura, no sábado (12/12), às 9h, Pedro Moro fala sobre os Desafios do Transporte sobre Trilhos. Também palestram no painel Levi Girardi, CEO da Questtonò, e Ivo Pons, Professor Dr na Universidade Mackenzie. Em seguida, três expert em Design, outro de Tecnologia e Ferrovia irão comandar as mentorias coletivas para as oitos equipes que serão compostas por quatro colaboradores e três alunos externos. No período da tarde, 12 mentores das áreas do Design, da Tecnologia e da Ferrovia realizarão rodízio para as monitorias individuais. A partir das 18h haverá aplicação de processamento de dados não computados.

No domingo (13), das 09h às 10h30, os alunos terão as chamadas Salas de Co-solução, onde poderão falar sobre problemas por eles enfrentados numa espécie de aula invertida, em que contam suas experiências. A partir das 13h, os alunos terão a oportunidade de apresentar projetos no modelo de Pitch, de três minutos cada. Essa ferramenta é utilizada nos processos de convencimento na venda de uma ideia para uma empresa, por exemplo.

O HackaMBI sela a participação dos alunos no módulo II da pós-graduação. Nesta etapa, intitulada “Rumo ao Serviço 4.0”, os estudantes tiveram contato com o conteúdo mais atualizado sobre inovação em tecnologia aliada a negócios. Já no primeiro, aprenderam sobre liderança e comunicação. O curso foi criado ainda em 2019 e faz parte da guinada da companhia rumo ao reposicionamento da cultura de inovação.

Master Business em Tecnologias Ferroviárias
Sendo pioneiro no Brasil e no mundo para o segmento de Inovação Ferroviária, foi customizado e desenvolvido pelo SENAI-SP em parceria com a CPTM, visando   promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais relacionadas ao negócio.

Hackathon
Para esta primeira edição do Hackathon na CPTM, com o desafio de continuamente agregar valor para ao cliente, coloca-se como paradigma contextual, como desenvolver uma experiência aumentada a partir de dados de mobilidade do sistema sobre trilhos.

Evento:
HackaMBI