O secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, visitaram nesta quinta-feira (03/08) as obras da Estação Varginha. Durante a visita, autorizaram a liberação parcial de mais quatro novos acessos ao Viaduto Nathália Pereira da Silva para a população. Esse viaduto está localizado entre a Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e a nova estação, que está programada para ser inaugurada no segundo semestre deste ano, na Linha 9-Esmeralda.
A abertura parcial dos novos acessos faz parte das obras de expansão da Linha 9-Esmeralda, cuja responsabilidade pela construção é da CPTM. Essa fase da obra complementa o acesso sul da Vila Natal para a Avenida Senador Teotônio Vilela (via principal de acesso ao centro da capital paulista).
“Os novos acessos permitirão que veículos e pedestres possam circular com mais rapidez e conforto entre o viaduto e a futura Estação Varginha”, prevê Marco Antonio Assalve, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Foram liberados parcialmente os acessos a quatro ruas do bairro da Vila Natal: Rua Abricó Natal, Rua Amora Natal, Rua Morango Natal e Rua Uva Natal. Para a conclusão das obras pela CPTM neste trecho foram necessárias intervenções da Prefeitura de São Paulo, Sabesp e Enel.
“A população da Vila Natal poderá observar uma redução no trajeto até a Av. Senador Teotônio Vilela de até 15 minutos. A pavimentação e a drenagem do local são novas, o que significa menor risco de enchentes e, além disso, a iluminação pública dos acessos garante mais segurança a pedestres e motoristas que circulam na região”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Em 29/03/2022 foi entregue o primeiro acesso viário ao viaduto. Essa transposição é de grande importância para a permeabilidade da via férrea, dando acesso facilitado à Vila Natal. O viaduto e seus cinco acesso são destinados a veículos, pedestres e ciclistas.
Além do viaduto Nathália Pereira da Silva, as obras viárias que fazem parte da expansão da Linha 9-Esmeralda incluem os viadutos Micronésia e Jacopo Torriti – já inaugurados, e o viaduto Paulo Guilguer Reimberg, que será entregue à população até o final de 2023. O Terminal Varginha, que estará localizado ao lado da nova estação, será concluído no primeiro semestre de 2025.
“Com a conclusão de todas essas obras, vemos uma região da capital amplamente beneficiada pela oferta de transporte público de qualidade”, completa o presidente da CPTM.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.