CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL 

Ao atender cerca de 1,9 milhão de passageiros transportados por dia, em 18 municípios, com rapidez, conforto e segurança, a CPTM contribui para a mobilidade urbana, proporcionando benefícios socioambientais como uso de energia limpa, redução de emissão de poluentes, consumo de combustíveis, diminuição do tempo de viagem e de acidentes de trânsito. 

Para tal, a companhia realiza diversas atividades de operação e manutenção de um complexo sistema de equipamentos e instalações que geram aspectos e impactos socioambientais, os quais devem ser devidamente gerenciados. 

A gestão ambiental na CPTM está embasada em sua recente política ambiental que abrange os princípios de regularidade e conformidade ambiental e de desenvolvimento contínuo e sustentável. 

Com a reformulação da área ambiental da companhia e a criação da Gerência de Meio Ambiente (GEA), a CPTM se empenhou, em uma primeira fase, em trazer a regularidade ambiental junto aos órgãos licenciadores e em ações de controle nos termos da legislação vigente.  

Seu Sistema de Gestão Ambiental vem sendo desenvolvido e implementado com recursos internos, seguindo os preceitos de melhoria contínua e tendo como base 10 Programas Ambientais Corporativos, que reúnem as diretrizes e ações necessárias para o gerenciamento de cada um dos temas e aspectos ambientais que permeiam as atividades da CPTM, considerando as etapas de planejamento, implantação e operação e manutenção do sistema ferroviário.  

Ingressamos agora na busca pela sustentabilidade, com a manutenção da regularidade ambiental, a implantação dos programas ambientais corporativos e de suas respectivas ferramentas de controle e gestão e o estabelecimento de indicadores e metas ambientais. Destaca-se ainda, parcerias com entidades incentivadoras de ações sustentáveis, como o Instituto Ethos.