Política de meio ambiente

A implementação da Política de Meio Ambiente da CPTM se justifica com a evolução do Plano Estratégico Empresarial em vigor, sendo que visa orientar todos os empregados da empresa sobre a legislação ambiental existente, em especial quanto à responsabilidade ambiental no desempenho de suas atividades, como forma de garantir a regularidade e a sustentabilidade do negócio do ponto de vista ambiental, contribuindo também com a sustentabilidade social e econômica da CPTM. 

A Política de Meio Ambiente da companhia é implementada em estrita observância à legislação vigente e está de acordo com os Princípios do Código de Conduta e Integridade e demais documentos correlatos do Sistema Normativo da CPTM. 
 
Nesse contexto, a Política de Meio Ambiente como instrumento normativo norteia o padrão de conduta dos empregados da CPTM em suas atividades, na seara ambiental, para um desenvolvimento contínuo e gradual dos trabalhos realizados, por meio da efetiva regularização ambiental, obtida mediante adoção de procedimentos  administrativos, técnicos e legais junto aos órgãos licenciadores, fiscalizadores e de controle. 
 
Na mesma linha, o referido instrumento traça diretrizes ambientais, com a indicação dos requisitos legais necessários para a efetiva sustentabilidade ambiental da CPTM, bem como visa implantar Programas Ambientais Corporativos, que permitem a implementação do Sistema de Gestão Ambiental para proporcionar um processo de melhoria contínua, balizado pela evolução da legislação, da tecnologia e dos objetivos estratégicos, contribuindo também com a sustentabilidade social e econômica da companhia. 
  

Justificativa



Lei 13.303/2016
Empresas estatais devem
conceber Políticas
Corporativas
​Plano Estratégico
2019-2024

O. E. 7: “Promover uma intensa Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente”


Política de Meio Ambiente

setas.png

Princípios


  • Conformidade com a legislação ambiental vigente;
  • Regularização Ambiental de atividades;
  • Desenvolvimento contínuo e implantação das melhores práticas de gestão;
  • Integração dos aspectos ambientais aos processos internos e à tomada de decisão;
  • Desenvolvimento sustentável com base em melhores alternativas socioambientais para empreendimentos e atividades;
  • Racionalidade na utilização de recursos.


Responsabilidades


Na CPTM gestão ambiental é responsabilidade de todos.

Gerência de Meio Ambiente:

  • Disseminar a Política de Meio Ambiente na companhia;
  • Promover articulação institucional com órgãos ambientais e demais intervenientes;
  • Promover a cultura de responsabilidade ambiental e orientar as demais áreas da companhia sobre as questões relativas a gestão ambiental.

Demais áreas da companhia

  • Promover, junto às equipes, a disseminação da política e a promoção da cultura de respeito ao meio ambiente;
  • Zelar pelo cumprimento da legislação ambiental em todas as atividades desenvolvidas, acionando a GEA para informação e orientação;
  • Conhecer e respeitar os princípios e as diretrizes da Política Ambiental.


Confira o documento na íntegra

​​​