Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 24/05/2022 16:33:51

 

​CPTM abre licitação para obras na Plataforma do Expresso Aeroporto, na Estação da Luz

  Sessão pública acontece em 16/06; plataforma terá áreas comerciais, jardins para escoamento de chuva e novo prédio operacional

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou na edição desta terça-feira (24/05) do Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital para a execução de obras para adequação da Plataforma 5 da Estação da Luz, utilizada para embarque e desembarque de passageiros do Expresso Aeroporto, que liga a estação à Estação Aeroporto-Guarulhos.

A sessão pública acontecerá em 16 de junho de 2022 às 10h e o edital está disponível nos sites  CPTM e Imprensa Oficial.

O objetivo das futuras obras é adequar a plataforma para a operação do Expresso Aeroporto e disponibilizar uma área para novos negócios. A área é uma adaptação da Plataforma 4, que atende a Linha 11-Coral e atualmente é possível embarcar em apenas dois vagões do trem que segue em direção a Guarulhos. Desta forma, o projeto promoverá a duplicação de área operacional da plataforma, visando atender a extensão completa do trem.

“Estamos trabalhando para que o Expresso Aeroporto chegue até a Barra Funda e as obras neste sentido já estão ocorrendo. Essas obras na Plataforma 5 visam aumentar o espaço para circulação de passageiros e oferecer serviços e mais conforto para estas pessoas”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

“O projeto de adequação da Plataforma 5 foi totalmente desenvolvido pela própria CPTM. Além da capacidade técnica inquestionável dos nossos profissionais, isso gera uma grande economia para a companhia. Temos toda a expertise para desenvolver internamente esse e outros grandes projetos”, afirma Eduardo Tavares de Lima, Gerente de Projetos da CPTM.

Após as alterações, a plataforma terá cerca de 175 metros de extensão e área operacional de 1542 metros quadrados. Além disso, haverá uma área de 217 metros destinada a se tornar uma área de segurança. A linha de bloqueios existente será removida, mantendo-se apenas os guarda-corpos (cancelas fixas) laterais e a contagem será feita por novo sistema de câmeras.

Também haverá troca de pisos e a inserção de três áreas de jardim na plataforma para receber o escoamento das águas pluviais e promover a melhoria da drenagem local, além de ajudar na qualidade estética do ambiente. 

Também será construído uma rampa de acesso direto à Praça da Luz, novos sanitários públicos acessíveis e um novo prédio operacional, e serão instalados borrachões para atender às normas de acessibilidade. Serão feitas alterações no sistema elétrico e de iluminação, além de ampliação do sistema de detecção e alarme de incêndio para as novas edificações e extensão da plataforma e instalação de novas câmeras de segurança.

“As características vistas em toda a Estação da Luz, um patrimônio histórico, serão mantidas na Plataforma 5. As obras respeitarão todos os requisitos de segurança e respeitarão essa arquitetura singular que o nosso prédio possui”, finaliza o presidente da CPTM.

Sobre a CPTM
A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.


Tags