Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 01/12/2023 09:33:27

 

​Quatro estações da CPTM recebem ações de saúde em referência ao Dezembro Vermelho nesta sexta (1/12)

 O objetivo é conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); Estações Rio Grande da Serra e Suzano estenderão atendimento ao sábado (2/12)

As estações Jardim Romano e São Miguel Paulista, que atendem a Linha 12-Safira da CPTM, recebem nesta sexta-feira (1/12) ações de saúde em referência ao Dezembro Vermelho. As estações Rio Grande da Serra e Suzano, que atendem as linhas 10-Turquesa e 11-Coral, também farão atividades para conscientização sobre o vírus HIV, Sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na sexta-feira (1/12) e no sábado (2/12).

 

Na Estação Jardim Romano, entre 09h e 15h, o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS - Dr. Sérgio Arouca realizará testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Em caso de diagnóstico positivo para HIV ou outras ISTs, a equipe oferecerá orientações confidenciais e encaminhamento ao serviço de saúde especializado para o início do tratamento médico apropriado. Dependendo da situação, os pacientes terão acesso ao PEP (Profilaxia Pós-Exposição) ou PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).

 

Já na estação Sâo Miguel Paulista, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Unidades de Vigilância em Saúde (UVIs) de São Miguel Paulista realizarão, das 09h às 16h30, testes rápidos de HIV e Sífilis e dispensação de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) em casos indicados pelo profissional de saúde.

 

Para as pessoas que estiverem na Estação Rio Grande da Serra, que atende a Linha 10-Turquesa, entre 8h e 12h de sexta-feira e sábado, a Secretaria de Saúde da cidade vai realizar testes rápidos de HIV e Sífilis, além de distribuir preservativos masculinos e femininos.

 

Na Estação Suzano, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município farão entre 9h e 12h de sexta-feira (1), distribuição de folhetos sobre formas de se previnir de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos. Já no sábado (02/12), das 10h às 15h, haverá testagem rápida para HIV e Sífilis (100 testes para cada), além de aconselhamento individualizado para orientação e entrega dos laudos. Em caso de resultado positivo, há orientação para comparecer ao CTA/SAE para iniciar o tratamento. 

 

As ações de saúde são de extrema importância para a prevenção e o diagnóstico precoce de ISTs, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde e na redução do risco de transmissão. Para incentivar a participação da comunidade. 

 

A prevenção e o tratamento adequado são cruciais para manter a saúde sexual e o bem-estar geral.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

 

Serviço

Ação de Saúde

 

Local: Estação Rio Grande da Serra – Linha 10-Turquesa

Data: sexta-feira (01/12) e sábado (02/12) 

Horário: 8h às 12h

 

Local: Estação São Miguel Paulista – Linha 12-Safira

Data: sexta-feira (01/12) 

Horário: 9h às 16h30

 

Local: Estação Jardim Romano – Linha 12-Safira

Data: sexta-feira (01/12) 

Horário: 9h às 15h

 

Local: Estação Suzano – Linha 11-Coral

Data: sexta-feira (01/12) e sábado (02/12)

Horário: sexta-feira: 9h às 12h e sábado: 10h às 15h


Tags