Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 20/02/2024 08:35:08

 

​Estação Engenheiro Goulart da CPTM recebe em 21/02 ação de saúde sobre leucemia, lúpus, fibromialgia e Alzheimer

 Entre 09h e 16h, passageiros terão à disposição serviços de aferição de pressão, frequência cardíaca e frequência respiratória

A Estação Engenheiro Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM, recebe nesta quarta-feira (21/02) uma ação de saúde referente ao Fevereiro Laranja (combate à leucemia) e Fevereiro Roxo (mês de combate ao lúpus, fibromialgia e Alzheimer).

 

Além de informações sobre saúde básica e relacionada às essas doenças, entre 09h e 16h uma equipe da Escola Técnica Sequencial oferecerá aos passageiros os serviços de aferição de pressão, frequência cardíaca e frequência respiratória.

 

Fevereiro Laranja

A campanha Fevereiro Laranja lembra sobre a importância da prevenção à Leucemia, um tipo grave de câncer que afeta os glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

 

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.

 

Fevereiro Roxo

A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer.

 

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando, aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

 

Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

 

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

 

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

 

Serviço

Campanhas Fevereiro Laranja e Roxo

Data: 21/02 (quarta-feira)

Local: Estação Engenheiro Goulart – Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM

Horário: das 09h às 16h

 


Tags