Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 22/01/2021 18:31:30

 

​Três estações da CPTM recebem ações de combate à hanseníase nesta terça-feira (26)

 Mobilização faz parte do calendário para o Janeiro Roxo

As estações Guaianases (Linha 11-Coral), Itaim Paulista e Comendador Ermelino (Linha 12-Safira) vão receber nesta terça-feira (26) uma ação conjunta para combate à hanseníase. Em ambas as estações da Linha 12-Safira o atendimento será realizado das 09h às 16h, em Guaianases as atividades serão iniciadas no mesmo horário que as demais, porém com encerramento às 15h, os passageiros receberão panfletos com informações sobre a doença, profissionais das UBSs Guaianases, Ermelino Matarazzo e Júlio Gouveia serão responsáveis pelas orientações. 


Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica e pode ser transmitida de um indivíduo para outro quando a pessoa infectada não faz o tratamento adequado. A enfermidade atinge principalmente a pele e os nervos próximos à superfície dos tecidos, podendo ocasionar lesões. A falta de informação ainda é decorrente de muito preconceito.
 
Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior número de novos casos de hanseníase por ano. Em 2018, foram quase 30 mil pessoas infectadas, segundos dados do Ministério da Saúde. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário a internação.
 
Ações de Saúde e Bem-estar
 A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras. 
 
SERVIÇO
Ação de Saúde – Campanha contra hanseníase 

Local:
Estação Comendador Ermelino Matarazzo 
Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)
Estação Guaianases 
Data: terça-feira, 26/01

Horário:
Comendador Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista:  das 9h às 16h
Guaianases: 09h às 15h

Tags